top of page
mapa sem ícones para site 2.jpg

Passamos boa parte do nosso tempo de formação dentro das escolas sentados em carteiras posicionadas de forma cartesiana, olhando todos para frente e ouvindo sequencialmente um mesmo conteúdo, proibidos de trocar com os colegas sobre o conteúdo das aulas. Ao mesmo tempo, quando aprendemos sobre arte, temos continuamente escutado falar sobre um conjunto de artistas, visitado alguns determinados lugares e aprendido sobre uma mesma forma de produzir imagens. Questionando as estruturas e normas dos espaços escolares e do sistema da arte, a exposição Lócus desviantes provoca outras formas de pensar sobre os locais de formação e os possíveis novos caminhos construídos nas rupturas deles.

 

Os artistas participantes da exposição integram o Grupo de Pesquisa Entre, do Centro de Educação da Ufes, e se mobilizam em torno de práticas artísticas e educativas que tensionam as fricções e os encontros da educação e da arte na contemporaneidade.

 

Esta exposição convida os visitantes a percorrerem o caminho entre o Centro de Artes e o Centro de Educação, deslocando-se entre diferentes espaços do campus universitário para encontrar-se com as obras, situadas pelos corredores, salas de aula, cantinas, biblioteca, reitoria e RU em propostas de site specific. Os desvios provocados pelos artistas não somente tensionam os sistemas da arte e da educação, mas também os caminhos dos frequentadores da Ufes, instigados a identificarem outras rotas no seu cotidiano, para mapearem os trabalhos e pensarem também no efeito normativo desse espaço formador.

 

Julia Rocha e Marcellus Freitas

curadores

exposição Lócus desviantes

curadoria Julia Rocha e Marcellus Freitas

projeto educativo Julia Rocha e Helena Pereira Barboza

 

Ana Carolina Pimentel

Maik Douglas

Ronaldo Gentil

Mariângela Pion

Isabela Vima

Henrique Tavares

Any Wutke

Julia Rocha

Mariana Lydia B.

Milena Espinoza

bottom of page