top of page

mulheres artistas no acervo da UFES

Exposição ocorrida na Galeria de Arte Espaço Universitário, em Vitória entre 11 de abril e 7 de julho de 2023


Refletir sobre o espaço que a produção de artistas mulheres ocupa em diferentes coleções de museus ou livros de história da arte tem sido uma prática recorrente, desde denúncias marcadas pelo trabalho de artistas como o coletivo Guerrilla Girls na década de 80, instalações como About the blank pages, produzida por EvaMarie Lindahl e Ditte Ejlerskov ou pesquisas recentes como a de Raquel das Neves Coli, integrante do grupo Entre. As lacunas que acervos e livros apresentam demarcam um processo de invisibilidade da produção feminina no decorrer da história, sendo hoje respondidas com iniciativas de práticas curatoriais que respondem diretamente a esse problema.


Por isso, nos impactou saber, a partir da visita realizada na Galeria de Arte Espaço Universitário, que o Acervo de Arte da Ufes apresenta dados diferentes dos comumente observados em coleções de instituições que salvaguardam a produção artístico-visual brasileira e mundial, dispondo em sua coleção de produções de mulheres que representam 42% do total, sendo elas produtoras de 37% das obras da Universidade.


Esses números são positivos diante do que observamos em pesquisas estatísticas de grandes museus e refletem o percurso histórico do sistema da arte no Estado, demarcando também uma política de aquisição da Ufes. Agora, ganham visibilidade a partir da exposição Mulheres Artistas no Acervo da UFES, com curadoria de Ananda Carvalho, que materializa a pesquisa iniciada durante o período da pandemia, quando uma versão remota da exposição foi realizada.



Na mostra estão reunidas produções de artistas capixabas, artistas que ganham repercussão fora do Estado, artistas que estudaram e que são professoras na Ufes e artistas de grande repercussão nacional e internacional. As obras passam por diferentes linguagens, como fotografia, objeto, instalação, pintura, escultura, videoperformance, gravura e desenho. Assim, estão na exposição produções de: Mara Perpétua, Denise Pimenta, Elisa Queiroz, Nelma Guimarães, Juliana Morgado, Lara Felipe, Thais Graciotti, Marta Baião, Charlene Bicalho, Tatiana Rosa, Thaís Apolinário, Rosana Paste, Márcia Capovilla, Nelma Pezzin, Simone Guimarães, Tomie Ohtake, Lygia Pape e Fayga Ostrower.




O recorte temporal da exposição coincide com nossos estudos no Grupo Entre, o que enriqueceu o debate construído durante a visita mediada. Todas as obras que foram expostas na Ufes entre 1978 e 2013. Em termos didáticos, foi interessante notar a escolha da curadoria de informar na ficha descritiva as exposições anteriores em que cada obra havia participado durante o percurso histórico da Galeria. Essa leitura possibilitava tanto adensar a discussão do debate que construímos durante a visita, como também formar uma linha temporal da história das exposições desenvolvidas na Universidade.


Essa linha do tempo, inclusive, estava presente como parte da exposição, contando o percurso da entrada dessas obras no acervo da Universidade e contando, de forma linear, como o coletivo de obras que vimos na exposição se construiu.



As narrativas e temáticas das obras presentes também são muito variadas, passando por discussões sobre materialidade, técnica e linguagem, aspectos relacionados ao corpo nas mais variadas formas, discussões sobre o próprio objeto da arte e seu sistema, questões sobre o feminino e a feminilidade, estudos formais e discussões sobre questões raciais. Em termos educativos (um dos nossos propósitos de realizar a visita, como educadores) existem múltiplas possibilidades para desenvolvimento de projetos; tanto pela temática da exposição em si, que reuniu a potente produção de artistas de um período extenso da arte contemporânea, como pelas complexas discussões propostas pelos trabalhos individualmente ou em relação.


Além do espaço da exposição, Mulheres Artistas no Acervo da Ufes também conta com uma sala pensada para participação dos diferentes públicos, projeto da curadora educativa, Margarete Sacht Góes. O espaço tem diferentes propostas para registrar e relatar sobre histórias de mulheres que impactam na vida dos visitantes. Diferentes instalações convidam os visitantes à participação para marcar sobre mulheres importantes em suas vidas.



Nesse espaço dialogamos a respeito do projeto educativo pensado para a mostra, que conta com audioguias produzidos ainda na primeira etapa da exposição, no modo remoto e agora mais aprofundados e desenvolvidos, bem como com material educativo. O material apresenta diferentes propostas para que os professores possam reverberar as práticas das artistas presentes na exposição e também refletir sobre o espaço que mulheres ocupam em diferentes instâncias na sociedade, por meio de um jogo de cartas.


As diferentes propostas apresentadas pelo educativo e colocadas pela proposta curatorial deflagram a necessidade de demarcamos cada vez mais o espaço de mulheres artistas nas coleções e nas exposições. As respostas dos públicos já deixadas na sala educativa demonstram que a temática mobiliza um grande interesse e impacta os visitantes, que deixam depoimentos sobre a valorização das mulheres na sociedade e no campo da arte.


Mulheres Artistas no Acervo da Ufes

Galeria de Arte Espaço Universitário - Vitória - 11 de abril a 7 de julho de 2023


Curadoria: Ananda Carvalho

Curadoria educativa: Margarete Sacht Góes



sobre a autora:

Julia Rocha é professora da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo - NAVEES e do Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES). Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Mestre em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza pesquisa sobre o ensino da arte na contemporaneidade, mediação cultural, relações entre museus e escolas, avaliação de propostas educativas no campo das artes visuais e formação de professores.

Comments


bottom of page