top of page

rotina docente



Esta é uma narrativa visual acerca da minha rotina docente, na qual se contrastam fatores estressantes e prazerosos do meu cotidiano. O tempo e os espaços de deslocamento estão divididos em fragmentos do antes, do durante e do depois da rotina diária estabelecida.


Retrato as distâncias percorridas até a escola constantemente interrompida e pausada pelo trânsito congestionado durante as manhãs. No exercício da minha prática docente essas pausas são fatores estressantes, pois o tempo cronometrado de entrada e saída na escola não permite atrasos.

Escalas de tons de cinza demarcam a quebra dessa rotina, são intervalos do meu tempo: busco o trabalho ou o lazer? O ato de subir e descer as escadas unem docentes e discentes onde o chão da escola está reconfigurado em tempos de pandemia. Fitas vermelhas registram nosso distanciamento e o uso do álcool transborda sobre as mesas.


No final de expediente, o descanso e respiro. O som do mar se contrapondo ao som da escola. O retorno para casa é retratado por caminhadas anônimas. Pegadas efêmeras na areia apagadas pelo tempo. Texturas e formas como presenças ou ausências de professores?




sobre a autora:

Julliana de Oliveira Amorim Gomes é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Espírito Santo e Licenciada em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano. MBA em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo e em Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio. Professora de arte na educação básica desde 2002 atuando em redes estaduais, municipais e privadas de ensino. Licencianda em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo, integra o Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea (CE/UFES). Tem interesse de pesquisa na área de história da arte contemporânea, a mediação cultural no ensino da arte e sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar.

0 comentário

Comentários


bottom of page